segunda-feira, 18 de julho de 2011

Shopping Frei Caneca diz que não discriminou drag queen em SP


Shopping Frei Caneca diz que não discriminou drag queen em SP

No último sábado (16), a drag queen Cindy Butterfly, blogueira do site A Capa, diz ter sido abordada por um segurança enquanto andava pelo shopping Frei Caneca, localizado na região central de São Paulo.

À reportagem, Cindy, personagem do servidor público Maurício Lanza, afirmou que, apesar de não ter sido impedida de continuar no shopping e cobrir o evento Fashion Week Plus Size, estranhou a atitude do funcionário, que disse que ela não poderia caminhar pelo local vestida "naqueles trajes" - a drag usava uma fantasia de Mulher Maravilha em homenagem às mulheres.

"Não fui impedida de subir [para o quarto andar, onde acontecia o evento]. Quando disse que estava ali para participar de um evento, o segurança simplesmente se afastou e falou ao rádio. Não posso dizer que o segurança tenha sido grosseiro ou mal educado", conta Cindy que, no entanto, questiona o motivo da abordagem. "Se eu tivesse fantasiada de Harry Potter para ver o filme, provavelmente não teria problema algum. O que me faz concluir que, se eu estivesse ali como um cidadão qualquer, teria sido expulsa do shopping?"

Cindy destaca ainda que "o trabalho de uma drag queen ou de um ator transformista é uma manifestação de arte e, no meu entendimento, é livre e merece ser respeitado". "Além de estar ali para cobrir o evento, também estava como consumidora e, como tal, também devo ser respeitada", reclama.

Em nota, a assessoria do Shopping Frei Caneca explicou que o segurança abordou a artista apenas com o propósito de questionar sobre a filmagem que ela fazia no local. "O Frei Caneca reforça ainda que, em respeito à imagem de seus frequentadores, é necessário um pedido prévio de autorização para filmagens nos corredores do mall", explica a nota, acrescentando que "a iniciativa se aplica a todos os públicos, inclusive aos órgãos de imprensa."

Ainda de acordo com a nota (leia na íntegra abaixo), o "shopping posiciona-se como um empreendimento voltado à comunidade em geral, sem qualquer tipo de orientação sexual ou discriminação (social, racial, religiosa, política)".

Beijaço
Em 2003, o mesmo shopping foi palco de uma manifestação contra a discriminação sofrida por um casal gay que se beijou no local.

Na época, o "beijaço" reuniu cerca de 2 mil pessoas, levando o shopping a preparar uma decoração especial para receber os manifestantes, com direito a "beijos vermelhos" espalhados pelos corredores.

Confira abaixo, na íntegra, a nota do Shopping Frei Caneca enviada à imprensa:

Informações à Imprensa

O Shopping Frei Caneca esclarece que a abordagem feita a Sra. Cindy Butterfly, no último dia 16 de julho, se refere exclusivamente à filmagem do empreendimento durante cobertura jornalística de um evento de moda.

O Frei Caneca reforça ainda que, em respeito à imagem de seus frequentadores, é necessário um pedido prévio de autorização para filmagens nos corredores do mall. A iniciativa se aplica a todos os públicos, inclusive aos órgãos de imprensa. É importante ressaltar que a Sra. Cindy Butterfly desenvolveu o seu trabalho normalmente no local do evento, ocorrido dentro do Centro de Convenções Frei Caneca. A filmagem foi autorizada pela organização do Fashion Week Plus Size.

Desde o início de sua operação, o shopping posiciona-se como um empreendimento voltado à comunidade em geral, sem qualquer tipo de orientação sexual ou discriminação (social, racial, religiosa, política). O Frei Caneca trabalha continuamente para oferecer aos frequentadores um local de convivência agradável, seguro e respeitoso, sem foco em um público específico.