sexta-feira, 31 de julho de 2009

O MOVIMENTO GLBTT

No Brasil, os primeiros grupos de militância surgiram na década de 70, vindo a ser fortalecer somente na década de 90, quando diversos grupos ativistas começaram a lutar pelos direitos desta esfera na sociedade. Estima-se que hoje há, aproximadamente, 140 grupos espalhados pelo país.
Apesar disso, a Constituição Federal de 1988 quando diz respeito à discriminação, em nenhum momento cita o preconceito por orientação sexual. Ainda assim, diversas leis já foram aprovada em âmbitos municipais e estaduais visando a minimizar esta deficiencia.
Atualmente, mais de 80 cidades já possuem algumas lei que proteja, de alguma forma, os homossexuais.
Em 2004, o governo Federal lançou o progra Brasil SEM HOMOFOBIA (progra de combate à Discriminação cintra Glbtt e de promoção da Cidadania de Homossexuais) considerando um marco na luta pelo direito à dignidade eo respeito pela diferença.
A união dos grupos de militância com sociedade civil de força ao movimento. A partir de 2005, a parada do Orgulho GLBTT de São Paulo passou a contar com a participação de sindicatos filiados à CUT. No mesmo ano, a ISP (Internacional de Serviços Públicos) realizou o seminário Igualdade de oportunidades - Seminário GLBT com o objetivo de colocar em estratégias de combate à discriminação no ambiente laboral.